Eu li : O signo dos Quatro

Mais um livro lido da série ''Quatro livros para ler até Maio'' . Dessa vez , o livro lido foi O signo dos quatro , por Sir Arthur Connan Doyle . 
Nesta nova aventura de Sherlock Holmes , temos um novo caso a ser desvendado pelo detetive consultor mais famoso do mundo . O mistério começa após um tempo de calmaria nos casos de Sherlock (o qual ele ocupou com cocaína e mais algumas drogas) , até que um dia uma moça , chamada Mrs. Morstan adentra no apartamento 221B da Baker Street com um mistério a ser solucionado . Imediatamente Sherlock e seu fiel escudeiro Dr. Watson iniciam a investigação que envolve 1 tesouro , 4 amigos , traições e assassinatos . 


''[...] Havia um problema original : isso , pleo menos , já estava bastante claro . A morte do capitão Morstan , o envio das pérolas , o anúncio , a carta - lançamos luz sobre todos esse acontecimentos . Eles só nos levaram , no entanto , a um mistério mais profundo e bem mais trágico . O tesouro indiano , o curioso mapa encontrado na bagagem de Morstan , a estranha cena de morte do major Sholto , a redescoberta do tesouro imediatamente seguida pelo assassinato do descobridor , os acompanhamentos muito singulares do crime , as palavras no cartão , correspondendo aquelas do capitão Morstan - aí estava , sem duvida , um labirinto no qual um homem menos singularmente dotado do que meu colega de morada poderia muito bem perder a esperança de algum dia encontrar a pista certa .'' 

Minha opinião é de que neste livro Sherlock chega a ser mais humano que em '' Um estudo em Vermelho'' ; neste livro Sherlock nos conta seus meios de solução do crime uma vez que ele tenta ''explicar'' a Watson seus Métodos . Neste livro a narrativa se desenvolve de uma forma diferente em que conhecemos os caminhos que nos guiam para o fim da  História ( Diferente de '' Um estudo em Vermelho , em que temos um final inesperado e muito mais surpreendente) . No fim das contas foi um romance que gostei de ter lido . Mas na verdade não foi pra mim um grande mistério (assim como foi '' Um estudo em Vermelho'' ). 

Uma parte curiosa do livro que me chamou muita atenção foi o capítulo '' Os irregulares da Baker Street'' :
''[...]Enquanto ele falava , ouviram-se passos céleres de pés descalços na escada , um vozeiro agudo , e uma dúzia de meninos de rua sujos e esfarrapados irromperam na sala . Havia algum vestígio de disciplina entre eles , apesar de sua entrada tumultuada , pois instantaneamente se enfileiraram e fica de frente para nós , com os rostos cheios de expectativa . Um deles , mais alto e mais velho que os outros , deu um passo adiante com um ar de superioridade relaxada , bastante cômica num pequeno espantalho tão mal-ajambrado .[...]'' 
Esse fragmento relata a entrada de crianças abandonadas da Londres Vitoriana a qual Sherlock Pagava por informações , recados e etc .. É interessante pois vemos um Grande Detetive consultar pequenos ''espiões'' .

No Final da História , então , temos o início do romance entre Dr. Watson e Mary Morstan . 
Para quem não sabe , a minha edição desse livro é com a capa da Sherlock , da bbc1 e vem com comentários dos autores da Série (neste caso , Martin Freeman , que na série interpreta o dr. Watson)

E você , ficou curioso para conhecer toda a trama do Signo dos Quatro ?
Me conta nos comentários .
Um beijo , e até a próxima ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário